A Construção da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira
Por Itacira Ferreira
Especial para a Página SIPLE de Comunicação Internacional
A Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE), foi fundada por ocasião do III Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no período de 31 de agosto a 3 de setembro de 1992.
Naquela ocasião professores, pesquisadores, representantes de órgãos institucionais e estudantes da área de Português como Língua Estrangeira elegeram a primeira diretoria que foi majoritariamente da própria Universidade Estadual de Campinas. Realizava-se assim, um antigo anseio dos profissionais de conferir à área um estatuto de profissionalização, seriedade e ampla divulgação.
A SIPLE tem como objetivos principais:
- incentivar o ensino e a pesquisa na área de Português como língua estrangeira (PLE) e como segunda língua (PL2);
- promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica na área;
-implementar a troca de informações e contatos profissionais com instituições e outras associações interessadas em PLE e PL2;
-promover o intercâmbio cooperativo entre cursos de pós-graduação e pesquisa no que se refere à atuação docente e discente;
- apoiar a criação e a melhoria de cursos de graduação e pós-graduação em PLE e PL2.
Em seus 16 anos de existência a SIPLE tem promovido anualmente Congressos e/ou Seminários que atestam o crescimento e o vigor da área, em relação à institucionalização dos cursos, a formação docente, e as pesquisas focalizando temas relacionados ao ensino/aprendizagem de PLE. A atual diretoria foi eleita por ocasião do VI Congresso Internacional da SIPLE ocorrido na Universidade Federal de São Carlos em dezembro último (2007) e instalou a sexta sede da Associação no Distrito Federal em março passado.
Durante todos esses anos a SIPLE tem atuado de forma pro-ativa e produtiva, até atingir nesta gestão sua verdadeira vocação de uma Sociedade verdadeiramente Internacional ao ser a primeira diretoria que tem em sua composição um membro estrangeiro atuando na área na Argentina. A SIPLE expande-se, dessa forma, para incluir na sua concepção e finalidade, um espaço privilegiado plural para a pesquisa e a difusão dos aspectos múltiplos que envolvem o contato de duas ou mais culturas em torno do Português em situações de ensino e aprendizagem ao redor do Planeta.
Para marcar o 1º evento da SIPLE como uma Sociedade plenamente Internacional será realizado em Buenos Aires, Argentina, o 7º. CONSIPLE ( Congresso SIPLE), cujo tema será “O PORTUGUÊS COMO NOVA LÍNGUA: VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ACESSO” e para o qual estão convidados todos os associados, professores, licenciandos, pesquisadores em formação e pesquisadores formadores da área de Português como língua não-materna. Prevemos, contudo, que os profissionais e estudantes de Português L1 terão no evento um observatório privilegiado dos novos desdobramentos que o PLE confere à grande área da Linguagem e suas disciplinas formativas – a Lingüística Aplicada, a Lingüística Geral e a Estética da Linguagem incluindo as literaturas.
A SIPLE fica, como sempre, à disposição dos seus associados para que, através do esforço conjunto de professores e pesquisadores da área, se possa congregar saberes e experiências que aliados a ações planejadas e articuladas, se materializem no desenvolvimento cada vez mais promissor da área de PLE no mundo contemporâneo.
Conheça mais a SIPLE navegando pelo nosso sítio eletrônico!